segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Uma Aventura no Deserto

Eu li o livro "Uma aventura no deserto ", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. É um livro de acção, uma das personagens, o Chico, tem de agir rápido para salvar os amigos de uma explosão no interior de um barco... Estes amigos envolvem-se sempre em aventuras perigosas, mas nunca desistem!


Eduardo Teixeira, nº5, 6ºG


Jardim de Infância do Cavaco





Ao longo do 1º período muitos livros foram abordados na nossa sala e em diferentes suportes, como por exemplo: "O Nabo Gigante" que foi dramatizado diversas vezes (para as outras salas do jardim, na biblioteca do agrupamento…), "A lagartinha muito comilona" em que as crianças tiveram que registar o que tinha comido na 6ª feira e que foi apresentada em PowerPoint, "A Maria Castanha" que levou à construção de fantoches e à sua apresentação às outras salas do jardim, "Caracóis de ouro e os 3 ursos" contado em áudio-livro e registado individualmente, "O Nuno escapa à gripe A" ouvida em livro digital, "Oh!" cuja história foi construída em grande grupo, "Ninguém dá prendas ao Pai Natal" que levou à construção de uma caixa onde as crianças sopraram beijos para darem ao Pai Natal. Esta história foi contada por uma encarregada de
educação.


Ainda neste âmbito semanalmente há uma adivinha, realizaram-se pictogramas, registaram-se lengalengas, trava-línguas e poesias. Com o intuito de sedimentar a importância do livro, da leitura e da abordagem à escrita, semanalmente as crianças realizaram a sua requisição domiciliária e levaram um livro para lerem em casa conjuntamente com os pais. É ainda entregue uma "ficha" para que a criança desenhe o que desejar da história e que permite que os encarregados de educação deixem algum comentário que considerem pertinente.



SALA 1 DO JARDIM DE INFÂNCIA DO CAVACO

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O Gotinhas nas Termas de S. Jorge



Vou falar-vos um pouco do conto que li. O título é " O Gotinhas nas Termas de S. Jorge", da escritora Maria Gracinda Coelho de Sousa. A história fala do Gotinhas, que era filho do pai Sol e da mãe Água, e queria conhecer o mundo. Estava decidido a fazer essa viagem, para tornar mais rico o património cultural da água, só não tinha pensado como, pois ia cair a pique, o que ele não queria, por isso resolveu ir de pára-quedas...
Se quiseres saber mais lê o livro, é muito interessante, fala do reino Aqualino, da princesa Gotabela, e principalmente transmite uma mensagem para lutar contra a poluição!
Patrícia, nº14, 6ºG

Este rapaz vai longe



Este livro fala da juventude de um grande pianista, Fernando Lopes Graça. Como pode ser difícil seguir um sonho! Fernando conseguiu-o, porque trabalhou muito para isso. Ele que um dia pensou ser toureiro... Embora de família humilde conseguiu aquilo que só era permitido aos ricos, estudar piano. Interessante este livro de António Torrado.
Diana Pedrosa, nº3, 6º G

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Uma Questão de Cor


Adorei este livro ,da escritora Ana Saldanha, porque tem palavras divertidas que não tornam o texto aborrecido. Também gostei da moral da história que fala sobre racismo. Vou aconselhar a sua leitura a toda a gente, mas, principalmente, aos que se sentem inferiores e/ou diferentes. Vou só dizer que no livro, se compara o sistema do computador com a vida real. A personagem principal é a Catarina e mais não digo. Se estiverem curiosos, leiam o livro porque é muito engraçado.
Tatiana Azevedo, nº17, 6º G

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia de Reis

As festividades Natalícias terminam com a comemoração do dia dos Reis. Os meninos dos Jardins de Infância e do 1º Ciclo, todos vaidosos com as suas coroas, vieram cantar as Janeiras à EB 2.3. Muito empenhados lá foram cantando e batendo palmas, enquanto a professora tocava o tambor.

Bonita e ternurenta iniciativa!

Parabéns aos professores e aos meninos.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Um poema...


"Os livros são casas
com meninos dentro
e gostam de os ouvir rir,
de os ver sonhar
e de abrir de par em par
as paisagens e as imagens,
para eles, lendo, poderem sonhar.
Os livros gostam muito de contar histórias,
mesmo que essas histórias,
sejam contadas em verso
com a mesma naturalidade
com que escrevo,
com quem converso."
in "Ler Doce Ler"
José Jorge Letria
Os livros estão à vossa espera na Biblioteca para vos fazerem sonhar!