sábado, 25 de dezembro de 2010

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A árvore de Natal da E.B. 2/3


O poema "Dia de Natal" de António Gedeão foi interpretado e ilustrado por cada uma das nossas turmas do 2.º e 3.º ciclo. A árvore de Natal que este ano construímos é o resultado desse trabalho.

Natal no Agrupamento

Expressão plástica da poesia de Natal dos alunos dos primeiros patamares de escolaridade dos diferentes jardins e escolas do nosso Agrupamento de escolas.


A Noite de Natal

domingo, 12 de dezembro de 2010

Livro O Pai Natal e a Rena Rudolfa



O Pai Natal preguiçoso e a Rena Rudolfa

Gostei muito do livro, é engraçado e cheio de boas ideias.
A parte que eu gostei mais foi: “ — Mas estes sininhos! — resmungou a rena Vaidosa: — Eu fartei-me de dizer à Rudolfa que já não se usam estes berloques todos. A moda este ano é muito simples, muito despida. Mas a Rudolfa…
— Quem fala em mim?”
Eu acho que ela queria dizer que a moda este ano é muito simples, muito despida é que hoje em dia muitos manequins tiram fotografias quase despidas.
A história é assim: Num certo dia um carteiro ia entregar os pedidos das crianças, ao Pai Natal. Achou que aquele saco, enorme, cheio de pedidos não cabia no correio então decidiu tocar à campainha. Em vez de dlim dlão, ou trriim trriim, ou até mesmo ding – dong, não ouvem-se as primeiras notas de uma canção de Natal para criancinhas: “A todos um bom Natal…”
O carteiro começou a resmungar com a canção de Natal durante alguns minutos, até que a Rena Rudolfa veio abrir a porta.
— Bom dia, senhor carteiro — diz a Rudolfa. Olha para o saco dos pedidos e diz: — Este ano vamos andar de roda-viva, com tantas encomendas para entregar…
A Rudolfa começa a abrir alguns pedidos e receia que este ano os pedidos estejam muito atrasados. Abre uma carta cheia de erros:
“Crido Pai Natal
Eu foi muito boasinha este ano. Eu cria uma bonequa que dis bom dia e canta os parabems. É muito cara, eu julgo ce o dinheiro creche nas árvores, como dis o meu pai. Eu cria um jogo do Menepolio. Obrigadas, pai natal tu es muito crido e lin-do..
Um xi-corassão da Sara Raquel”
A Rudolfa sempre muito atarefada, abre o catálogo e procura o jogo do Monopólio no índice. Página 23.
O Pai Natal não estava nada preocupado com o Natal e passa o tempo a dormir, a jogar jogos de computador…
Nos correios o carteiro muito atarefado não pára de resmungar . Faltam menos de quatro dias para o Natal.

Na festa de Natal dos correios as renas esperam pela partida dos trenós.
— Todos os anos é a mesma coisa — diz a rena Vaidosa… De repente aparece o carteiro com uma carta de última hora, era da Rudolfa. O Pai Natal dá uma prenda ao carteiro e este agradece, e também dá uma prenda à Rudolfa.
Este livro foi escrito por Ana Saldanha, ilustrado por Alain Corbel.

Andreia de Oliveira - Giesteirinhos

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

"Histórias Pequenas de Bichos Pequenos"


Este trabalho foi realizado no âmbito do PNL.
Ao longo do período as histórias foram lidas e exploradas na sala de aula com muito entusiasmo e interesse.O trabalho aqui apresentado foi realizado pelos alunos em articulação com a família.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Dia Internacional Das Pessoas Com Deficiência


(clicar nas Fotos para ver melhor)

No dia 3 de Dezembro
Foi o Dia Internacional
das Pessoas com Deficiência
Assinalado por pessoas com inteligência.

Jogámos o jogo
“Cegos por uns segundos”
Pode não ser compaixão
Mas é para todos os mundos.

Foi um pouco confuso
Os meninos nomear
Caso isso seja um jogo
Estamos sempre a estudar.

Uma ficha fizemos
E muito aprendemos.
Uma história ficamos a conhecer
Na história a menina diz
Bailarina quero ser
Para me sentir Feliz!!!

Diana Cardoso e Inês Sá

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O Pastor Mentiroso


Myebook - O Pastor Mentiroso - click here to open my ebook


Os traquinas do 2º anos A da E. B. 1 da Gesteira andam a trabalhar o livro "O Pastor Mentiroso" uma adaptação de Violeta Monreal.

Apresentam aqui alguns trabalhos realizados no âmbito da Língua Portuguesa em interdisciplinaridade com Expressão Plástica.

Ao mesmo tempo, andam a ensaiar a peça de teatro proposta pelo livro, adaptada por Violeta e estão a adorar. Se tudo correr bem irão apresentá-la no final deste periodo a toda a comunidade escolar:)

Os traquininhas têm jeito para o teatro, são verdadeiros actores.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Bom utilizador da Biblioteca Escolar


No último mês de Novembro e parte de Dezembro, a Biblioteca Escolar tem proporcionado a todas as turmas do 2.º ciclo sessões de esclarecimento quanto à boa utilização da Biblioteca Escolar.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Comemoração do Dia de S. Martinho - EB1 Farinheiros Fornos

No dia 11 de Novembro, a turma do 4º ano apresentou às restantes turmas da escola e aos pequeninos da pré, o teatro de S. Martinho em forma de poesia. Depois, ensinámos aos mais pequenos a canção “Uma, duas, três castanhas”, toda cantada com gestos. Seguiu-se o momento pelo qual tanto esperávamos – saltar à fogueira e comer castanhinhas assadas… todos juntos. Ah! E enfarruscarmos as nossas caras. Com os “materiais” usados na dramatização, a nossa professora sugeriu que lhe déssemos outra vida e assim, construímos o placar de S. Martinho, juntando apenas outras coisas, para ficar mais giro!

Sonhos Na Palma Da Mão- PNL



Algumas opiniões dos alunos depois de terem trabalhado o livro do Plano Nacional da Leitura "Sonhos Na Palma Da Mão". Esperamos que fiquem curiosos e desfrutem da obra!

Alunos do 4º Ano.
Giesteirinhos