terça-feira, 12 de outubro de 2010

Obrigado Professora Conceição!




Implantação da República

No dia trinta de Setembro de dois mil e dez a professora Conceição Resende presenteou-nos com a sua visita à nossa aula para nos falar de História.
Começou por nos explicar a diferença entre história com h minúsculo e história com H maiúsculo; ficámos a saber que as histórias dos contos são os escritores que escrevem: Luísa Ducla Soares, Matilde Rosa Araújo, José Jorge Letria, José de Lemos, Conceição Dinis, Alice gomes, Isabel Alçada, Sofia de Melo Breyner, Eça de Queirós, … .
A História de Portugal é um relato de acontecimentos passados, neste caso, no nosso país. São contos verdadeiros e não dependem da imaginação dos autores ou escritores. O período mais glorioso da História de Portugal, foi contado por Luís Vaz de Camões no livro “ Os Lusíadas”.
De seguida explicou-nos o motivo da sua vinda à nossa aula, falar sobre o dia cinco de Outubro e fazer-nos compreender porque razão é feriado nesta data, celebração da Implantação da República, um dia de muitas mudanças na nossa história.
Contou-nos que quando andava na escola, existia uma escola para raparigas e outra para rapazes; algumas crianças iam descalças para a escola; as pessoas passavam muitas necessidades e trabalhavam muito; como não havia o que comer iam comer a um lugar a que chamavam “Sopa dos pobres”, onde como o nome indica serviam uma sopa e água. Falou-nos do modo de vida das pessoas que trabalhavam muito e ganhavam pouco; por todas estas razões as pessoas estavam descontentes com o rei D.Carlos. ele tinha cedido ao ultimato que a Inglaterra tinha feito, de Portugal abandonar território de África.
Esse descontentamento fez com que as pessoas se unissem e se revoltassem . No dia cinco de Outubro sobem às varandas da Câmara de Lisboa e proclamam a República em que muitas coisas mudaram: anteriormente eram os reis que mandavam – Monarquia; o país passou a ser governado por um presidente – República; antigamente o poder passava de pai para filho e depois passou a ser o povo a eleger o seu representante; deixou de se usar coroa na cabeça do rei e passou a usar uma faixa a trespassar o peito.
Em mil novecentos e onze, Manuel de Arriaga tornou-se o primeiro presidente da República de Portugal que este ano completa um século.
Foi uma aula diferente, muito agradável, é divertido aprender História assim!!!

Alunos do 4ºA, EB1 de Giesteira

3 comentários:

Biblioteca Prof. F. Almeida disse...

Meus amigos Giesteirinhos e Sra Professora.

Ninguém tem nada a agradecer, obviamente. Diria mesmo que grata fico eu pelo convite, pois me proporcionou o contacto convosco. Foi um prazer ensinar meninos (as) tão atentos, colaborativos e participativos.
Espero ter contribuido para que como eu, reconheçam na História uma ciência fundamental, que ao dar a conhecer o passado,permite a compreensão do presente, e deveria ser considerada na projeção de um futuro melhor.

Sempre ao vosso dispor

Maria Conceição

Anónimo disse...

Muitos parabéns para o 4º ano, belo resumo da vossa aula com a professora Conceição:)
Beijinhos
Prof. Rosa Familiar

Unknown disse...

Sem dúvida uma actividade diferente que evidencia a articulação entre os diferentes ciclos do nosso Agrupamento de Escolas