terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Dia Da Deficiência – 3 de Dezembro de 2009


E se eu tivesse um irmão diferente…
O dia da deficiência é um dia especial para os deficientes porque é nesse dia que as pessoas ficam a saber como é difícil para eles. Alguns meninos têm trissomia 21. Agora vou imaginar como era ter um irmão com trissomia 21.
Como as crianças com trissomia 21 aprendem mais lentamente do que nós eu tinha de o ensinar a caminhar, de o ajudar a subir e a descer as escadas, ensinar-lhe a segurar bem na colher. Brincava com ele e às vezes fazíamos castelos de areia, jogávamos à bola e às escondidinhas. Os meus pais tinham de lhe prestar mais atenção e de o ajudar a fazer os trabalhos.
Gostaria que os meninos não fizessem troça do meu irmão porque ele é igual a todos e é muito importante para mim.
Muita gente não sabe o que é ter trissomia 21 e ficam estarrecidos a olhar para esses meninos e eles sentem que são diferentes de nós e ficam tristes.
Apesar da trissomia 21 ser uma doença que provoca algo diferente, podemos ajudar a que essa deficiência seja mais fácil de ultrapassar.
Os meninos que têm trissomia 21 são especiais por aquilo que eles são.
Se eu tivesse um irmão diferente brincava com ele e tratava-o como se não tivesse nenhum problema.
Trabalho realizado pelos alunos do 4º ano (Turma A) da Giesteira e apresentado aos alunos do 3º ano. Com a colaboração das docentes das respectivas turmas e a orientação da docente do ensino especial Maria Goreti Carmo.

2 comentários:

yaleo disse...

Olá meus queridos, muitos parabéns pelo vosso execelente trabalho.
Muitos parabéns também às professoras por trabalharem um tema tão interessante como este e tão importante no nosso meio escolar.
Um beijinho grande para todos***
Rosa Familiar

Anónimo disse...

Muito obrigada por partilharem com todo o Agrupamento este vosso trabalho sobre um tema tão importante feito com tanta sensibilidade. Está uma ternura.
Parabéns aos meninos e às Sras Professoras

Prof. Maria Conceição (BE)